fbpx
O que é classificado como rocha ornamental | Saiba mais sobre a NR 15.012:2013

O que é classificado como rocha ornamental | Saiba mais sobre a NR 15.012:2013

por | abr 15, 2021

Rocha Ornamental segundo a NR 15.012:2013

A ABNT NBR 15012:2013 é uma norma do setor de rocha ornamental que especifica termos referentes à geologia dos materiais rochosos, destacando os principais tipos petrográficos, suas texturas e estruturas.

As rochas são agregados de minerais que formam a estrutura sólida da crosta da Terra, classificadas em magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

Desse modo, a NBR 15012:2013 define rocha ornamental como “material pétreo natural utilizado em revestimentos internos e externos, estruturas, elementos de composição arquitetônica, decoração, mobiliário e arte funerária”.

Essa versão da norma, datada de 2013, surgiu para incrementar outra já existente, de 2003. O objetivo foi estruturar melhor as definições dos tipos de rocha ornamental e auxiliar as necessidades dos produtores com os demais mercados.

O setor da venda de blocos de rochas ornamentais no Brasil é um dos principais movimentadores da economia, especialmente no estado do Espírito Santo, que é o maior produtor e exportador desses produtos, sendo referência nacional e internacional.

Por essa razão é tão importante que existam normas e conceitos bem estipulados com relação ao setor de rocha ornamental, a fim de auxiliar o mercado para garantir seu constante crescimento, alinhado as evoluções tecnológicas e as adequações dela com outras normas necessárias.

O setor de rocha ornamental no Brasil

O mercado de rocha ornamental no Brasil é antigo, começou a surgir no final da década de 1950, com a descoberta do mármore na jazida da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Na década de 1970, o estado já era o maior produtor de rocha ornamental do país, e passou a chamar muita atenção no mercado internacional.

Além do Espírito Santo, outros estados também praticam a extração de rocha ornamental com destaque, como Minas Gerais, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte.

Atualmente, o ES é o maior exportador e produtor de rocha ornamental do Brasil, o que movimenta significativamente e economia local e brasileira. Com as jazidas mais abundantes, o estado possui a maioria das empresas de beneficiamento e extração de mármore, sendo responsável por 80% do abastecimento do mercado da venda de blocos de rochas ornamentais.

A evolução tecnológica proporcionou um beneficiamento maior ainda das rochas, especialmente as mais duras, e os equipamentos avançados permitiram mais competitividade ainda. Além da rapidez, é um processo feito com maior sustentabilidade do que era há alguns anos atras, garantindo assim menores impactos ambientais.

Por causa de tamanho crescimento, o setor precisava de um conjunto de normas que proporcionasse suporte aos extratores, produtores e exportadores e aos que fazem a venda de blocos de rochas ornamentais, a fim de garantir mais conformidade e evolução do mercado. Por isso foi-se necessário a criação da NR 15.012:2013, com suas devidas ampliações, para abranger ainda mais as diretrizes e encaixar as rochas dentro de padrões para comercialização.

Principais tipos de rocha ornamental

Rocha ornamental corresponde à rocha natural que passa por processos de beneficiamento, para ser utilizada como revestimentos, acabamentos e uma série de finalidades na construção civil e arquitetura.

A NR 15.012:2013 define e denominações comerciais para venda de blocos de rochas ornamentais, de acordo com suas propriedades, textura, estrutura e processos de extração.

As principais encontradas em uma empresa de rochas ornamentais são os granitos, mármores e quartzitos.

Granitos

São as rochas silicativas, magmáticas ou metamórficas, independentemente da cor e da correta tipificação, não xistosas, com quartzo ou não em sua composição e passíveis de polimento. Usada geralmente como revestimento de edificações ou elemento ornamental.

O granito é uma rocha ornamental com alta dureza, resistentes a impactos, riscos, manchas e altas temperaturas e líquidos.

Seu visual é mais granulado, com uma mescla de cores e pontos, podendo ter diversos acabamentos que garantem seu uso em várias superfícies, como bancadas, pias, pisos, paredes, entre outros.

Mármores

São as rochas carbonáticas, metamórficas ou sedimentares, passiveis de polimento, e usadas como revestimento de edificações e elemento ornamental.

O mármore é mais flexível que o granito e mais poroso, por isso é muito usado em ambientes mais secos, com acabamento impermeável em cozinhas, banheiros e áreas externas.

A maior vantagem dessa rocha ornamental é a beleza, pois apresenta uma aparência diferenciada, com veios marcantes, que a fazem ser muito sofisticada.

Quartzitos

São rochas compostas por grãos ou cristais de quartzo, quartzo microcristalino, quartzo criptocristalino e/ou sílica amorfa, metamorfizadas ou não.

O quartzo é um dos elementos mais duros encontrados na natureza, por isso os quartzitos tem como grande vantagem a resistência a qualquer tipo de interferência.

Ele vem sendo muito procurado na venda de blocos de rochas ornamentais por causa de suas características diferenciadas. Além de ser resistente, seu visual lembra o mármore e possui imensa gama de cores e combinações em seus veios.

Encontre os melhores produtos em uma empresa de rochas ornamentais

A StoneBank faz a venda de blocos de rochas ornamentais, como mármore, granito e quartzito para exportação e comércio interno, com máxima qualidade e excelência, a fim de embelezar mais ainda seu projeto.

Outras Postagens