fbpx
Rochas de origem sedimentar e metamórfica | Descubra a diferença entre elas

Rochas de origem sedimentar e metamórfica | Descubra a diferença entre elas

por | abr 30, 2021

Quais são as classificações das rochas?

As rochas são agregados sólidos naturais de minerais ou mineraloides, que podem ser encontrados em toda a superfície da Terra. Dentre os tipos de rocha existentes temos a rocha ornamental sedimentar, a rocha ornamental metamórfica, e ainda a rocha ornamental ígnea, ou magmática.

As rochas sedimentares constituem apenas 5% da crosta terrestre, enquanto os 95% restantes são de rochas ígneas e metamórficas.

A rocha ornamental sedimentar, como areia, argila, sal-gema e calcário, é formada pelo acúmulo de resíduos de outras rochas.

Já a rocha ornamental metamórfica origina-se pela transformação de outras rochas, por causa de pressões e temperaturas. São exemplos os mármores (formados do calcário), gnaisses (formados do granito), ardósias (formadas da argila) e quartzitos (formados do arenito)

Além da rocha ornamental sedimentar e metamórfica temos também as rochas ígneas, que são formadas pelo esfriamento e solidificação do magma. Alguns exemplos são os granitos, basaltos, dioritos e andesitos.

Veja agora mais detalhadamente o processo de formação da rocha ornamental sedimentar, metamórfica e ígnea, e entenda melhor a diferença entre elas e quais as principais rochas ornamentais a venda.

Como são formadas as rochas ornamentais?

Rocha ornamental sedimentar

A rocha ornamental sedimentar se forma na superfície da crosta da terra, através de um processo natural causado por fragmentos de outras rochas.

Esses materiais, chamados de sedimentos, se desagregam, desgastam e se acumulam, através de ações de intemperismo, erosão e transporte de uma rocha preexistente, ou de processos químicos.

São exemplos de rocha ornamental sedimentar: areia, argila, sal-gema, conglomerado, arenito e calcário.

Rocha ornamental metamórfica

Diferentemente da rocha ornamental sedimentar, que é formada por fragmentos de rochas, a rocha ornamental metamórfica é originada a partir da alteração de outros tipos de rochas, que podem ser sedimentares, ígneas, ou até mesmo metamórficas, por meio de um processo chamado metamorfismo.

O metamorfismo é um conjunto de processos naturais de transformação das rochas por meio de ações como temperatura, pressão, contato com fluidos e a ação do tempo. Essas interferências provocam mudanças na composição química e física da rocha, alterando o visual e a textura, mas ainda mantendo a solidez.

São exemplos de rocha ornamental metamórfica o gnaisse, muito usado na construção civil e para pavimentação; a ardósia, usada em diversos tipos de revestimentos; e o mármore, um dos mais conhecidos na arquitetura e construção.

O quartzito também é uma rocha ornamental metamórfica, formada a partir da transformação de rochas ricas em quartzo, principalmente os arenitos, submetidas a altas pressões e temperaturas, devido aos movimentos tectônicos.

Mármore e quartzito são duas das pedras mais comercializadas por empresas de venda de blocos de rochas ornamentais.

Rocha ornamental ígnea

Além da rocha ornamental sedimentar e da rocha ornamental metamórfica, existe ainda a rocha ornamental ígnea, ou magmática.

Essas rochas surgem pelo resfriamento do magma, isto é, do material encontrado dentro embaixo da superfície da terra. Ao ser expelido, ele entra em contato com a superfície, se resfria e solidifica.

As rochas ígneas podem ser vulcânicas ou plutônicas. As vulcânicas, ou extrusivas, são originadas do magma expelido por um vulcão e resfriado na superfície. Um exemplo é o basalto.

Já as plutônicas, ou intrusivas, são formadas no interior da Terra, quando o magma sobe por entre as fissuras da crosta, mas se resfria dentro dela. O principal exemplo é o granito.

Quais as principais rochas ornamentais comercializadas?

O setor das rochas ornamentais é muito amplo, e por causa das características únicas dessas pedras naturais, elas são muito valorizadas no mercado.

A rocha ornamental sedimentar é um material menos resistente que outros tipos de rocha, justamente por causa de sua formação. Por esse motivo, não podem ser usadas em estruturas, mas seu uso na construção civil é muito comum para revestimento e ornamentação de ambientes internos ou externos, como calçadas, pisos, paredes, bancadas, pias, bordas de piscinas, etc.. São exemplos de rocha ornamental sedimentar os arenitos, calcários, dolomitas e travertinos.

Os dois principais exemplos de rocha ornamental metamórfica são o mármore e o quartzito.

Essas duas pedras são muito semelhantes no visual, mas se diferem na composição. Enquanto o mármore é originado do calcário, o quartzito é formado a partir de quartzo de arenito. Por essa razão, o quartzito é mais resistente que o mármore, apresentando uma alta escala de dureza e baixa porosidade.

Ambas são usadas na arquitetura e construção civil para revestimento de pisos, paredes, pias, bancadas, móveis, entre outros.

Já as rochas ígneas tem como principal representante o granito. Essa pedra apresenta alta resistência a impactos, mudanças de temperatura e ação de líquidos e químicos.

Agora que você entendeu as diferenças entre a rocha ornamental sedimentar, metamórfica e ígnea, procure uma  empresa de blocos de rochas ornamentais. Na StoneBank você encontra uma ampla linha de granitos, mármores e quartzitos, e tem a garantia de produtos de qualidade e excelência.

Outras Postagens